top of page
  • Foto do escritorRaquel Oliveira

Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Livro: Percy Jackson e os Olimpianos - O Ladrão de Raios

Autor: Rick Riordan

Gênero: Fantasia/Infantojuvenil

Editora: Intrínseca

Nota: 10/10

Sinopse: "Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que fúria dos deuses."

Resenha:


Você tem 12 anos e durante uma excursão da escola é atacado pela sua professora que se revela um monstro que procura um raio e tenta te matar. Esse é o marco que inicia "Percy Jackson e o Ladrão de Raios".

Percy é um garoto que possuí TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e por conta disso não é muito bom nas aulas, seu único amigo é um menino chamado Grover que vive de muleta por um machucado na perna que o faz mancar. Percy sempre teve a impressão a professora de algebra, Sr. Doods, iria mata-lo ou algo assim devido a maneira como ela o tratava e durante uma excursão sobre mitologia a professora se revela ser uma "benevolente" que realmente tenta o matar.

Com isso Percy fica bem paranoico e com decorrer dos capítulos ele descobre ser um semideus em situações ainda de quase morte, porém ele descobrindo que seu melhor amigo na verdade é um sátiro e também ele acaba perdendo sua mãe no processo de ir ao único local onde estaria seguro, o acampamento meio-sangue.

O Acampamento Meio-Sangue é um local criado pelos deuses para que seus filhos bastardos (os semideuses) possam treinar e viver. Lá possuem varios chalés, cada um representando um deus, onde os jovens após a sua chegada passam um tempo no chalé de Hermes (número 11) até eles serem reconhecidos por algum ato cujo seu pai ou mãe divino faça resolva mostrar a quem o semideus é filho, logo depois disso o jovem é transferido para o seu chalé apropiado. O local possuí varias regras e muitas atividades ligado com o lado olimpiano e com coisas normais, tipo luta de espadas e jogar vôlei.

Percy é reclamado (reconhecido) como filho de Poseidon durante uma caça a bandeiras que logo acaba em quase completo desastre.


A trama passa a andar realmente quando Percy descobre o real motivo de ser alvo de caçada de monstros. O semideus era causado de roubar o raio mestre de Zeus, porém Percy não sabia de nada daquele "mundo" onde deuses eram reais para ter roubado o raio. Com o "nome sujo" por um crime não cometido agora ele tinha que caçar quem estava com raio mestre e o devolver o quanto antes para o dono! Ele sai em uma missão, após receber uma profecia do Oráculo, junto com uma garota que ele conheceu no acampamento (que na verdade ela se oferece pra ir) Annabeth Chase (filha de Athena) e Grover (um sátiro).


A aventura, praticamente mortífera, dos três possuem altos e baixos. Tem muitos momentos de reflexão e filosofia sobre bullying, desprezo da família, traumas e injustiças.

Percy vai descobrindo e aprendendo sobre sua nova realidade de vida, ele descobre um pouco da ligação de Annabeth, Grover e Luke com o pinheiro que protege o acampamento, através de Annabeth vemos, mesmo que vagamente, o qual traumatizante pode ser o desprezo e com Grover o trauma de falhas, tudo de uma maneira BEM LEVE. Porém vemos também cenas muito engraçadas que aos meus olhos é graças ao Menino-Bode.

O protagonista é aquele herói improvável e maluco sem medo de morrer que todo mundo se encanta pela carisma e bem longe de ser perfeito, já que ele tem apenas 12 anos e já possuí uma grande responsabilidade, mas ele possuí o coração no lugar certo, sempre pronto para agir.

Um dos aspectos que muito chama a atenção nos livros é a abordagem da mitologia com pano de fundo de suas obras, vemos uma boa mistura de Mitologia com fatos da nossa realidade, embora nem todos os fatos da mitologia seja verdade no livro é isso o que faz ser tão especial para mim e para muitas pessoas.


O final do livro vem com dois grandes Plot twist ligados ao verdadeiro ladrão de raios que é de fazer o queixo cair não importas quantas vezes você leia.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pax

bottom of page